Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Classes gramaticais de "bastante"

Desta vez não se trata de um erro ortográfico, o Houaiss equivocou-se quanto às classificações gramaticais do verbete “bastante”. São apresentadas as seguintes classes: adjetivo de dois gêneros, advérbio e substantivo masculino. O dicionário não menciona que “bastante” também pode ser um pronome indefinido e inclui os exemplos dessa classe na de adjetivo.

Faltou dizer que “bastante”, quando usado com sentido de “muitos”, pertence à classe dos pronomes indefinidos, assim como “poucos”, “alguns”, etc. É o que ocorre na frase: Ana tem bastantes roupas para doar.

Analisemos as outras classes com exemplos:

Já tenho problemas bastantes para resolver. Nessa frase, “bastantes” significa “suficientes”, “que bastam”, portanto, é um adjetivo.

Fui bem na prova porque estudei bastante. “Bastante” será um advérbio quando estiver modificando um verbo, um adjetivo ou outro advérbio. Nessa frase, modifica um verbo (estudar) e poderíamos substituí-lo por “muito” ou “suficientemente”.

Ainda não foi feito o bastante para solucionar a crise. Aqui temos “bastante” como substantivo, já que está precedido do artigo “o”.

Um comentário:

Reinaldo disse...

Olá. Nenhuma gramática aceita qualquer e bastante como adjetivos? O Houaiss errou mesmo?!?! Aguardo resposta: rexsilua@gmail.com. Obrigado!